sábado, 26 de junho de 2010

Gana, a esperança do continente, garente vaga nas quartas

Foi complicado, mas Gana conseguiu. Após empate no tempo regulamentar, os únicos africanos remanescentes na Copa conquistaram sua vaga nas quartas-de-final. Na próxima fase, os ganeses enfrentam os uruguaios, que passaram pela Coreia do Sul hoje de manhã.
Os ganeses vieram para campo com um sistema defensivo muito bom e dominaram a primeira metade da etapa inicial. A seleção de Gana inibia a saída de bola dos norte-americanos, e começou a gostar do jogo. Tanto que, logo aos 5 minutos, Boateng abriu o placar para a seleção africana. O jogador, que ficou famoso por tirar Ballack da Copa, robou a bola no meio campo e arrancou. Da intermediária, arriscou. O chute saiu rasteiro e foi no canto, sem chances para Howard.
O gol atrapalhou ainda mais o desempenho dos norte-americanos. Os jogadores pareciam perdidos em campo e davam chances ao adversário.
O técnico Bob Bradley, preocupado com o mau desempenho da equipe, resolveu mexer no time já aos 30 da primeira etapa. Ele sacou o volante Clark, que já tinha levado o cartão amarelo e estava mal em campo, e colocou Edu. O time melhorou, chegando a desperdiçar uma boa chance com Findley aos 34.
Os americanos voltaram para a segunda etapa com outra substituição. Findley deu a vaga para Feilhaber, que entrou e melhorou o time. Com a entrada do meia e as palavras do treinador no intervalo, o time melhorou muito seu desempenho.
Os norte-americanos usaram a mesma postura dos ganeses no primeiro tempo: apertaram a saída de bola, adiantando a marcação. O time ganês, por sua vez, passou a jogar mais na defesa, explorando os contra-ataques puxados por Gyan e Ayew. O domínio do jogo, que na primeira parte era dos ganeses, passou a ser dos Estados Unidos.
Aos 17, enfim, os norte-americanos chegavam a igualdade. Jonathan derrubou Dempsey dentro da área e o árbitro assinalou a penalidade. Donovan bateu e deslocou o goleiro para igualar o placar.
Os americanos continuaram comandando as ações do jogo após o empate, mas não conseguiam ampliar o placar. Altidore chegou a ter duas boas chances, mas sem a frieza finalizadora de um grande jogador, desperdiçou as oportunidades. O jogo foi mesmo para a prorrogação.
E logo aos 3 minutos do tempo-extra, Gana ficava mais uma vez na frente. Ayew lançou Gyan, que ganhou a dividida com Bocanegra e soltou um petardo indefensável para o mal posicionado Howard.
Os Estados Unidos partiram co tudo para o ataque, sem resultado. O jogo chegou aos 120 minutos com a vantagem ganesa ao placar: 2 a 1.
Gana é, sem dúvida, o orgulho do continente africano. Foi a única seleção a classificar para as oitavas e agora chega às quartas. O confronto é contra o Uruguai, uma das boas surpresas dessa Copa e uma seleção com uma camisa 'pesada'. Desse confronto sai o possível adversário do Brasil nas semi-finais.

Os gols dessa grande partida:


//Por Fernando Souza



0 palpitadas:

Postar um comentário