sábado, 26 de junho de 2010

Gana, a esperança do continente, garente vaga nas quartas

Foi complicado, mas Gana conseguiu. Após empate no tempo regulamentar, os únicos africanos remanescentes na Copa conquistaram sua vaga nas quartas-de-final. Na próxima fase, os ganeses enfrentam os uruguaios, que passaram pela Coreia do Sul hoje de manhã.
Os ganeses vieram para campo com um sistema defensivo muito bom e dominaram a primeira metade da etapa inicial. A seleção de Gana inibia a saída de bola dos norte-americanos, e começou a gostar do jogo. Tanto que, logo aos 5 minutos, Boateng abriu o placar para a seleção africana. O jogador, que ficou famoso por tirar Ballack da Copa, robou a bola no meio campo e arrancou. Da intermediária, arriscou. O chute saiu rasteiro e foi no canto, sem chances para Howard.
O gol atrapalhou ainda mais o desempenho dos norte-americanos. Os jogadores pareciam perdidos em campo e davam chances ao adversário.
O técnico Bob Bradley, preocupado com o mau desempenho da equipe, resolveu mexer no time já aos 30 da primeira etapa. Ele sacou o volante Clark, que já tinha levado o cartão amarelo e estava mal em campo, e colocou Edu. O time melhorou, chegando a desperdiçar uma boa chance com Findley aos 34.
Os americanos voltaram para a segunda etapa com outra substituição. Findley deu a vaga para Feilhaber, que entrou e melhorou o time. Com a entrada do meia e as palavras do treinador no intervalo, o time melhorou muito seu desempenho.
Os norte-americanos usaram a mesma postura dos ganeses no primeiro tempo: apertaram a saída de bola, adiantando a marcação. O time ganês, por sua vez, passou a jogar mais na defesa, explorando os contra-ataques puxados por Gyan e Ayew. O domínio do jogo, que na primeira parte era dos ganeses, passou a ser dos Estados Unidos.
Aos 17, enfim, os norte-americanos chegavam a igualdade. Jonathan derrubou Dempsey dentro da área e o árbitro assinalou a penalidade. Donovan bateu e deslocou o goleiro para igualar o placar.
Os americanos continuaram comandando as ações do jogo após o empate, mas não conseguiam ampliar o placar. Altidore chegou a ter duas boas chances, mas sem a frieza finalizadora de um grande jogador, desperdiçou as oportunidades. O jogo foi mesmo para a prorrogação.
E logo aos 3 minutos do tempo-extra, Gana ficava mais uma vez na frente. Ayew lançou Gyan, que ganhou a dividida com Bocanegra e soltou um petardo indefensável para o mal posicionado Howard.
Os Estados Unidos partiram co tudo para o ataque, sem resultado. O jogo chegou aos 120 minutos com a vantagem ganesa ao placar: 2 a 1.
Gana é, sem dúvida, o orgulho do continente africano. Foi a única seleção a classificar para as oitavas e agora chega às quartas. O confronto é contra o Uruguai, uma das boas surpresas dessa Copa e uma seleção com uma camisa 'pesada'. Desse confronto sai o possível adversário do Brasil nas semi-finais.

Os gols dessa grande partida:


//Por Fernando Souza



Fã de futebol, Kobe Braynt marca presença em partida dos EUA

Bryant torce para que os Estados Unidos superem Gana


Atual campeão da NBA e um dos melhores jogadores de basquete do mundo, o armador Kobe Bryant é um dos torcedores ilustres dos Estados Unidos, na partida das oitavas de final contra Gana, que acontece neste sábado em Rustemburgo.
Kobe foi criado na Itália, onde adquiriu gosto pelo futebol. O jogador dos Los Angeles Lakers se declarou fã do argentino Lionel Messi e da brasileira Marta, durante os jogos de Pequim, quando foi campeão olímpico de basquete com os Estados Unidos.
Além do jogador, também está presente no Estádio Royal Bafokeng para acompanhar o jogo decisivo o ex-presidente americano Bill Clinton, que já assistiu À vitória incrível do país, nos minutos finais, diante da Argélia, quando os Estados Unidos se classificaram para as oitavas. [...]
Via Terra

Uruguai bate Coréia e se garante nas quartas

No primeiro jogo das oitavas, Uruguai vence Coréia do Sul por 2 a 1 e está garantido nas quartas-de-final. Depois de 40 anos, os uruguais voltam a figurar entre as oito melhores seleções de uma Copa. Os gols da Celeste foram marcados por Luiz Suarez.
Os uruguaios aguardam a decisão entre Estados Unidos e Gana para saberem quem enfrentaram nas quartas. O próximo jogo é na sexta-feira, dia 2 de julho, às 15h30(horário de Brasília), em Joanesburgo.
O jogo começou muito movimentado, com a Coréia tomando iniciativa. Logo aos 6, já tiveram uma grande chance e assustaram os torcedores uruguaios. Chu-Young acertou a trave do goleiro Muslera em cobrança de falta.
Os uruguaios não demoraram a reagir, e logo aos 10 abriram o placar. Forlán fez boa jogada pela esquerda, cruzou para o meio da área e contou com a falha do goleiro coreano. A bola parou nos pés de Luiz Suarez que tocou de primeira para o fundo do gol.
Com o gol sofrido, os coreanos perderam o ímpeto do começo da partida. Passaram a errar muitos passes e forçar bolas longas, facilitando a vida dos uruguaios. Os uruguaios por sua vez só administravam o resultado.
Aos 31 Chu-Young levou perigo mais uma vez em chute de fora da área, mas a bola foi para fora.
Aos 44 o árbitro ainda deixou de marcar uma penalidade para os uruguaios. Em boa jogada de Máxi Pereira, Jung-Soo impediu o chute do meia da Celeste colocando a mão na bola. Apesar da reclamação uruguaia, o juiz não deu nada.
No segundo tempo, sob forte chuva, os coreanos dominaram. Aos poucos iam levando perigo a meta defendida por Muslera. E de tanto pressionar, conseguiram o empate. Aos 24, em bola alçada na área, Lee Chu-Yong aproveitou falha generalizada da defesa uruguaia e cabeceou para as redes.
O empate despertou novamente os uruguaios. Eles voltaram a criar suas oportunidades e conseguiram a vitória em mais um gol de Suarez. O atacante do Ajax da Holanda mostrou toda sua categoria ao acertar um remate no ângulo, aos 35, sem chance para o goleiro. Ele que agora divide a artilharia da Copa com Vittek, Higuain e Villa.
Os uruguaios tem boas chances de chegar as semi-finais. Estados Unidos ou Gana não são adversários taõ fortes assim. Os uruguaios são bi-campeões mundiais, m mas dificilmente conseguiram mais que chegar as semis.

Os gols da partida:


//Por Fernando Souza