domingo, 13 de junho de 2010

Da Série: Craquis da Copa #1

Esse é o primeiro post sobre o que há de mais bonito na Copa: as "perebices"! E quando nós falamos de "perebices" estamos referindo aos grandes "craquis" da Copa. E para você entender melhor, já irei começar com o maior craque desse começo de Copa, o goleiro da seleção inglesa Green.

O Green não só tomou um frango, que ninguém ainda conseguiu elaborar uma hipótese para explicar o ocorrido como também protagonizou o 1° Frango da Copa do Mundo FIFA 2010. Achei muito bacana a atitude do mesmo, então curte ai o belo frango do Green:



Até que enfim uma favorita correspondeu!

 Até que enfim também uma goleada! 4 a 0 para a Alemanha contra uma fraca Austrália. Futebol bonito, boa qualidade no passe, tudo que nós espectadores queremos ver. E a Alemanha nos mostrou. Confirmou o favoritismo e venceu fácil.
 Há quem diga que não é a Alemanha que tem um bom time, mas sim a Austrália que é muito ruim. Discordo em partes desses. Acho que a Austrália é realmente muito fraca mas a Alemanha é um bom time. Diferentemente das duas últimas Copas, onde a Alemanha apresentava um futebol feio, baseado em bolas aéreas, o atual time tem um futebol muito rápido, com muita tecnica no meio campo, principalmente nos pés de Mesut Özil, que, com apenas 21 anos é o principal jogador da seleção, na minha opinião. Ao lado dele jogam Thomas Müller e Podolski, dois jogadores rápidos e bons de bola. Ambos fizeram gols hoje. E lá na frente joga o veterano Miroslav Klose, que apesar de não ser muito bom com a bola nos pés, sabe fazer gols muito bem. Não é atoa que fez seu 11º gol na história das Copas e vem atrás do recorde de Ronaldo, que fez 15. Sobre a zaga infelizmente não posso comentar porque hoje não tiveram trabalho.
 A Austrália também cumpriu as expectativas. Perdeu da Alemanha, com uma lara vantagem, como já era previsto. Uma zaga muito fraca e lenta. Um ataque inofensivo. E deve voltar para casa ao final do terceiro jogo.
 Não vou negar que depois do jogo de hoje passei até a torcer pela Alemanha. Sou fã do futebol bonito e eles mostraram. Vamos ver até onde vai essa seleção. Potencial eles têm, e retrospecto favorável também. E nesse grupo deve se classificar com facilidade, pois não tem adversários a altura
Confira os gols da Alemanha:


.
//Por Fernando Souza

1 a 0 não resume bem o jogo

Quando ficamos sabendo que um jogo foi 1 a 0 achamos que o jogo foi monótono, desinteressante. Mas essa 'regra' não se aplica ao jogo de hoje. Talvez o melhor jogo da Copa até aqui. Gana venceu a Sérvia em um jogo disputadíssimo. Em um erro grotesco de Kuzmanovic, que tocou a bola com a mão dentro da área, o juiz não titubeou e assinalou o pênalti, convertido por Gyan Asamoah. O primeiro pênalti da Copa!
 A seleção da Sérvia tem um bom time. Uma zaga liderada por Vidic, jogador do Manchester United, com bons laterais ( Ivanovic do Chelsea e Kolarov, pretendido por vários clubes, como Real Madrid) e um meio campo liderado pelo experiente Stankovic. O ponto fraco da seleção é o ataque, que pouco risco gerou a meta de Gana. O time ainda teve uma expulsão, que contradidoriamente melhorou o desempenho. Mas acabou Sérvia sofrendo o gol em um penalti infantil cometido por Kuzmanovic. E esse golzinho pode e deve custar a classificação as oitavas-de-final.
Gana tem um bom time. Sofre com a falta de seu principal jogador, Miche Essien, que sofreu uma lesão ainda no começo do ano e não se recuperou em tempo para a Copa. O time tem bons e joves valores no meio campo, como Asamoah e Kevin Prince Boateng (aquele que tirou Ballack da Copa). Gana só não ampliou o placar por detalhes. Desperdiçaram, por pouco, boas oportunidades.
Gana saiu na frente na disputa pela classificação. Essas duas seleções provavelmente vão disputar a segunda vaga no grupo que ainda conta com Alemanha, favorita, e Austrália, a mais fraca do grupo. O que continua a me preocupar é a falta de gols. Como já diria Parreira, o gol está virando apenas um detalhe. Infelizmente.
//Por Fernando Souza

Frango dá a vantagem à Eslováquia

Mais um jogo muito fraco. Eslováquia e Argélia fizeram um jogo sem grandes emoções, com vitória da Eslováquia em uma infelicidade do goleiro argelino. Grupo C, o grupo dos frangos. Ontem foi o goleiro inglês, hojeo argelino. Mais um expulso que entrou durante o jogo. E, para mim, um motivo de preocupação/insatisfação: a pequena média de gols até o momento.
A Eslováquia é uma seleção muito disciplinada taticamente, baseada na defesa sólida. No ataque, vai ter que contar com sorte igual no jogo de hoje. O time chegou a ter algumas chances, mas o ataque é muito fraco. Erraram cruzamentos aos montes e não têm um grande valor individual.
Já a Argélia mostrou fragilidade tanto no ataque quanto na defesa. Sorte que o ataque adversário foi muito fraco hoje. Assim com a maioria das seleções africanas, sofre com a falta de criatividade no meio campo. Para mim, a Argélia perdeu hoje qualquer possibilidade de passar a próxima fase.
Acredito que essas seleções não devem prosseguir na Copa. Seus times são fracos e os concorrentes do grupo são bons times. Ingleses e norteamericanos são os favoritos, embora não tenham feito boas atuações ontem.
Confira os gols do empate:



//Por Fernando Souza