segunda-feira, 14 de junho de 2010

Atual campeã Itália fica no empate com Paraguai

 Preocupa a falta de gols nessa Copa. Mais um jogo com poucos gols. Um gol para cada lado e a atual campeã não encantou na sua estréia. Com um time totalmente modificado em relação ao de 4 anos atrás, a seleção italiana não fez uma grande partida, principalmente no primeiro tempo. Pode ter sido a ansiedade da estréia, pode ter sido a falta de Pirlo, mas o certo é que com esse futebol a Itália não deve lutar pelo título. Tá bom que os concorrentes também não estão lá essas coisas, mas mesmo assim está difícil.
 Os italianos levaram pouco perigo no primeiro tem. Muito se deve a pouca movimentação do ataque, falta de criatividade no meio e a boa marcação paraguaia. No segundo tempo, com Pepe bem mais inspirado que no primeiro tempo, a Itália teve boas jogadas pelos flancos. Mas não chegou a oferecer muito perigo. Os lances mais perigosos foram em jogadas aéreas. E foi assim que saiu o gol. Na cobrança de escanteio o goleiro paraguaio saiu mal e de Rossi empurrou para as redes.
 A seleção paraguaia sente a falta de um meio campo criativo. Jogou com praticamente quatro volantes durante o jogo. Isso dificulta a vida dos atacantes, que tem qualidade. O gol saiu numa cobrança de falta, inexistente, em que Alcaraz subiu no meio de Cannavaro e de Rossi para mandar para o fundo do gol. Fora isso, poucas oportunidades foram criadas, levando pouco ou quase nenhum perigo a meta italiana. Paraguai deve lutar com a Eslováquia e Itália pela classificação nesse grupo. E não dee ser muito difícil. Empatar com a Itália no jogo de abertura deve ser encarado como um bom resultado, e vencer a Eslováquia não é missão das mais dificeis.
 O que, até agora, vem preocupando é a pequena média de gols. Muito se deve a falta de jogadores criativos em quase todas as seleções que se exibiram até o momento. Salvo a seleção alemã, que tem jogadores criativos em seu time e que conseguu marcar 4 gols na sua estréia. Vamos torcer para que amanhã o Brasil possa contribuir para aumentar essa média de gols e apresentar um futebol bonito, porque os jogos estão muito feios!



//Por Fernando Souza

Zebra japonesa devora leões indomáveis!

 Mais um jogo ruim. Pouca qualidade dos dois lados. Resultado: Japão vence Camarões por 1 a 0. A maior zebra até aqui, na minha opinião. Sinceramente, nem dá vonade de comentar um jogo desses. Mas, esse é o meu compromisso.
 Camarões me surpreendeu. Negativamente. Um time desestruturado e com pouca qualidade, principalmente no meio campo. Nem Smuel Eto'o conseguiu fazer grandes coisas. Assou-Ekotto talvez seja o jogador que fez uma boa partida. Cosegui boas jogadas pelo lado esquerdo, mas nada muito brilhante.
 A seleção japonesa é muito aplicada taticamente. Muito fechada e rápida no contra-ataque. Mas também sem grandes qualidades individuais. Honda, o melhor joador do time, até fez um gol, em um cruzamento vindo da direita que ele finalizou com friesa, mas não se destacou como se espera.
 Acredito que a maioria acreditava em uma vitória camaronesa, até pela qualidade de Eto'o. Mas, futebol tem dessas coisas. E agora a missão de Camarões de se classificar para a próxima fase fica complicada. Pobre Eto'o, acretitava que sua seleção poderia ganhar essa Copa...

//Por Fernando Souza

Holanda vence, mas não convence

 Já não bastava Argentina e Inglaterra não convencerem. A Holanda, também favorita, venceu hoje a Dinamarca por 2 a 0, mas foi pouco. Contou com maior posse de bola, mas produziu pouco e quase não levou perigo ao gol de Sorensen. Tanto que o primeiro gol saiu com a ajuda do defensor Simon Poulsen, que conseguiu cabeçar a bola nas costas do companheiro de forma  fosse parar no cantinho do gol. Daí para a frente a Holanda melhorou.
Os cérebros do time, van der Vaart e Sneijder, não fizeram um bom jogo. Com a entrada de Elia no lugar de van der Vaart, o time teve mais jogadas incisivas. Passou a ter mais opções principalmente no lado esquerdo, onde o jovem meia do Hamburgo partia para cima dos seus adversários e criava boas chances. Só que van Persie não aproveitou as chances criadas por ele. Até que numa enfiada de bola, Elia tocou no canto, bateu na trave e Kuyt, oportunista, empurrou para dentro. 2 a 0, sem muito esforço. Robben fez falta. É o craque do time. Cria jogadas e sabe finalizar. Creio que com a sua entrada noime ao longo da competição o time irá melhorar e talvez consiga corresponder ao favoritismo e chegar longe nessa Copa.
 A seleção dinamarquesa jogou quase o tempo todo na defesa. Teve até alguns bons contra-ataques, mas pecou na hora de finalizar as jogadas. O time conseguiu dificultar as investidas holandesas no primeiro tempo, mas no segundo contou com a infelicidade de Simon Poulsen que fez um gol contra. Mas as chances de classificação ainda existem. Até porque seu concorrente no grupo deve ser a seleção de Camarões, já que a Holanda deve se classifar como primeira nesse grupo, até com alguma facilidade.
Confira os gols da Holanda:



//Por Fernando Souza