quinta-feira, 24 de junho de 2010

'Addio, Azzura!'

Mais uma favorita eliminada. Já não bastava a França, finalista da úlitma Copa, desta vez a outra finalista e atual campeã Itália se despede da África do Sul após um fiasco contra a Eslováquia. Os eslovacos comemoram sua primeira classificação às oitavas em sua primeira Copa do Mundo.
A Itália teve um péssimo desempenho nesse mundial. Voltam para casa depois de dois empates, contra Paraguai e Nova Zelândia, e a derrota de hoje por 3 a 2 contra a Eslováquia. O time não se encontrou em campo nos três jogos e sentia a falta dos seus ídolos que se quer foram convocados: Totti e Del Pierro. Faltou criatividade no meio campo e vontade por parte da equipe.
Marcello Lippi mudou o time para o encontro contra os eslovacos. Ele colocou Di Natale e Gattuso nos lugares de Gilardino e Marchisio, que não tiveram boas atuações nos dois primeiros jogos. Mas o time continuou apático e sem criatividade.
Criatividade que també faltava nos adversários. Tanto que no começo do jogo os times não tiveram grandes oportunidades, e só na falha da defesa que a Eslováquia conseguiu abrir o placar. Aos 24, De Rossi passou errado e a bola parou em Vittek. O atacante estava livre na entrada da área e tocou no canto do reserva Marchetti.
Os italianos não conseguiam reagim. Com De Rossi e Gattuso no meio campo, faltava criatividade para guarnecer os três atacantes, que ficavam muito isolados.
Os eslovacos dominavam o jogo, mas não conseguiam criar oportunidades claras de gol.
No segundo tempo, Lippi tentou elevar o moral da equipe. Lançou Quagliarella, Maggio e Pirlo nos lugares de Gattuso, Montolivo e Criscito. O time até reagiu, mas não conseguia marcar seu gol.
O zagueri Skrtel ainda salvou a melhor hipótese dos italianos. Em cobrança de escanteio a bola sobrou para Quagliarella que bateu firme. O zagueiro eslovaco do Liverpool salvou em cima da linha.
Mas aos 28 os italianos sofriam um golpe duríssimo. Hamsik cruzou e o atacante Vittek se antecipou a Chiellini para marcar o segundo gol eslovaco.
Mas o moral italiano voltaria a subir aos 36. Quagliarella tabelou com Iaquinta e bate para o gol. No rebote, Di Natale empurrou para as redes.
Com o empate no outro jogo do grupo, os italianos precisava apenas de mais um gol para conseguir assegurar a classificação. Até consegiram, mas Quagliarella estava impedido quando completou o cruzamento de Di Natale.
Quando os italianos estavam dominando o jogo e prestes a conseguir o empate, a Eslováquia acabou com a esperança adversária. Em cobrança de lateral, a zaga falhou e Kuponek encobriu Marchetti, para delírio dos eslovacos e tristeza italiana.
Para quem achava que o jogo terminaria com o 3 a 1, a Itália mostrou que ainda estava viva e ainda conseguiu descontar. Aos 47, Quagliarella encobriu, com muita categoria, o goleiro eslovaco. A Itália dominou os minutos finais, e Pepe ainda perdeu a grande cance da classificação aos 50 minutos.
Com os resultados dos jogos de hoje, Paraguai e Eslováquia conseguiram a classificação no grupo F. As duas seleções esperam a definição do grupo E para saberem quem enfrentam nas oitavas.
Os italanos, que não saiam na primeira fase desde 1974, voltam para casa com o sabor amargo da desclassificação e entram para a história junto com a França como os primeiros finalistas a serem desclassificados na primeira fase juntos.



//Por Fernando Souza

0 palpitadas:

Postar um comentário